Translate



...




quarta-feira, 9 de junho de 2010

"Plantando as árvores do futuro"


"Plantando as árvores do futuro" é um projecto editorial da empresa de comunicação NósnaLinha, para o LeiriaShopping.

Este é o resultado de uma série de acontecimentos iniciados com a realização de ateliers de ilustração e sensibilização ambiental, junto das crianças de 3 escolas do 1º ciclo de região de Leiria.

Numa primeira fase os materiais produzidos decoraram os corredores de acesso ao LeiriaShopping aquando da sua construção. Alguns deles ilustram esta publicação, complementados com ilustrações ao estilo de desenho de campo – dos quais mostro aqui alguns exemplos – objectivando a comunicação/educação ambiental dirigida a professores.



O lançamento foi no passado dia 7 no LeiriaShopping e aproveito para comunicar que quem estiver interessado em adquirir um exemplar terá de se dirigir a este centro comercial.

À equipa NósnaLinha, especialmente à Carla Nazareth e ao Marcelo, muito obrigado!

18 horas de Ilustração


Recentemente foi-me solicitado um trabalho em contra-relógio que incluía, para além deste polvo (Octopus vulgaris), mais uma dezena de peixes (e não só) representados só com linhas.

O objectivo do projecto foi ilustrar um artigo da revista "Sábado", nº313 (25 de Abril a 5 de Maio de 2010).

A execução da arte-final do polvo consistiu basicamente em 3 renders:
um primeiro solto e relativamente rápido de pintura a tinta-da-China com waterbrush (pincel com depósito para água), cujo objectivo foi criar uma malha que simulasse a textura; outro de stippling (ponteado) com caneta de feltro, por forma a acentuar volumes e representar pigmentação; e por fim abertura de brancos com x-acto, para aliviar zonas demasiado escuras e representar luzes reflectidas.





E o resultado final, onde se podem ver as restantes ilustrações (que completaram 24 horas de trabalho) e a composição da infografia, da responsabilidade do Ivan Kemp (editor infográfico da revista).