
Reproduz-se em zonas habitadas, tanto em ambiente urbano como rural, nidificando em buracos nas paredes ou debaixo das telhas. No Inverno juntam-se em grandes bandos, alimentando-se em grupo de sementes e insectos que procuram junto ao solo.
É a ave mais abundante da “Pequena Terra”, observando-se sobretudo nos cercados dos animais, tirando partido do alimento que a estes é fornecido.

Espécie residente. É menos urbano que o pardal-comum, preferindo zonas agrícolas habitadas, onde nidifica em buracos, principalmente de árvores.
É uma ave granívora, juntando-se muitas vezes aos pardais-comuns, onde se pode confundir com os mesmos.

Abundante no Inverno, sensivelmente entre Novembro e Março, mas rara durante a época de reprodução. Pode-se encontrar tanto em áreas rurais como em parques e jardins urbanos.
De comportamento irrequieto, procura insectos entre a vegetação saltitando de ramo em ramo e fazendo voos curtos e acrobáticos para os apanhar.
Na “Pequena Terra” vê-se com mais frequência na área de pomar situada a norte do celeiro.

Espécie migradora de longa distância, chega em Maio para se reproduzir e parte para o Sul em Outubro. Sendo uma ave muito esquiva ouve-se com muita frequência mas raramente é vista.

Ave residente na maior parte do país. Reproduz-se tanto em zonas urbanas como rurais, nidificando em ruínas, povoações ou arribas e zonas montanhosas.
Alimenta-se de insectos que procura sobretudo pelo chão.
O macho utiliza com frequência os mesmos poisos, de onde canta para marcar o seu território.

Discreto mas pouco tímido, observa-se e ouve-se durante todo o ano. Reproduz-se em jardins, bosques e parques, fazendo o ninho em troncos ocos, em taludes com vegetação ou em depressões por entre os musgos e folhas no solo.
Alimenta-se de insectos, caracóis, minhocas e bagas.


É das espécies invernantes mais comuns, observando-se em bandos ou isolada.
Ocorre sobretudo em terrenos amplos com pouca vegetação, onde se alimenta de insectos que captura no solo.
Vêem-se frequentemente na parte Sul da "Pequena Terra", onde se encontram terrenos de pasto e nos terrenos agrícolas das imediações.